Áreas de Atuação do PPGA-PV

Produção Vegetal

     A área de concentração do PPGA-PV é a Produção Vegetal, uma das áreas de conhecimento da Agronomia que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos em condições de campo, ambiente protegido ou laboratório. São desenvolvidas dissertações envolvendo estudos de técnicas de manejo e produção das principais culturas de importância no Vale do São Francisco quanto aos aspectos de tratos culturais; adaptação ao semiárido; propagação de plantas; produção de mudas; fisiologia vegetal; pós-colheita de frutos; melhoramento vegetal; agroecologia; identificação e controle de pragas, doenças e plantas invasoras; adubação e nutrição de plantas, manejo de irrigação, organismos do solo e insumos biológicos à agricultura.

 

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Produção, manejo e pós-colheita

          Visa desenvolver projetos de pesquisa voltados para a solução de problemas produtivos do Vale do São Francisco quanto a manejo cultural, propagação de plantas cultivadas, nativas e exóticas, aperfeiçoamento das técnicas de produção de diversas culturas em relação a tratos culturais (poda, espaçamento, uso de reguladores vegetais), substratos hortícolas, adubação, fisiologia vegetal, nutrição mineral, qualidade de produtos e sistemas de produção agrícola. Os trabalhos serão desenvolvidos com ênfase em culturas de importância social e econômica para a região como mangueira, videira, goiabeira, bananeira, ACEROLEIRA e coqueiro, além de plantas forrageiras, olerícolas, grandes culturas, plantas ornamentais e espécies adaptadas à região.

Linha 2: Recursos Genéticos, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia

          Visa desenvolver projetos de pesquisa objetivando conhecer os recursos genéticos e aspectos fitossanitários de plantas cultivadas, nativas e exóticas, além do uso de técnicas de biotecnologia nos estudo dos microrganismos relacionados aos sistemas produtivos e nativos do Vale do São Francisco. As pesquisas relativas a fitossanidade envolve a identificação, comportamento, monitoramento e controle das principais pragas, doenças e plantas invasoras incidentes na região. Os trabalhos serão desenvolvidos com ênfase em culturas de importância social e econômica para a região como mangueira, videira, goiabeira, bananeira e coqueiro, além de plantas forrageiras, olerícolas, grandes culturas, plantas ornamentais e espécies adaptadas à região. Os estudos genéticos básicos e aplicados buscam além de conhecer os potenciais produtivos de espécies nativas, busca também o desenvolvimento de materiais genéticos mais resistentes aos fatores bitóticos e abióticos, e mais produtivos, mediados com uso de técnicas biotecnológicas.