a

Notícias

EDITAL PNPD - RESULTADOS... Leia mais>>

Apresentação

     O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal é oferecido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em nível de Mestrado Acadêmico, com sede em Petrolina-PE.
     A região do Vale do São Francisco caracteriza-se como o principal polo brasileiro de produção de frutas em regime irrigado, principalmente os cultivos de uva e manga, além de outras 45 diferentes culturas, com destaque para coco, goiaba e citros, comercializadas no Brasil ou exportadas para América do Norte, Europa e Sudeste Asiático, seguindo os padrões internacionais de qualidade físico-química e fitossanitária. A manutenção da qualidade do produto comercial tem exigido dos produtores a aplicação de técnicas cada vez mais avançadas e caracterizam a necessidade de recomendações baseadas em projetos desenvolvidos na região com o objetivo de gerar soluções técnicas fundamentadas cientificamente e com foco regional; bem como a necessidade de exploração sustentável dos recursos naturais objetivando não degradar o bioma Caatinga, que, com o avanço das áreas produtivas, demandam profissionais capacitados e atualizados quanto às novas tecnologias disponíveis para a exploração agrícola. Além disto, o desenvolvimento da atividade agrícola no trópico semiárido é um desafio, considerando as condições climáticas e edáficas e, principalmente, assistência técnica quantitativa e qualitativamente deficiente. Dentre os fatores que podem contribuir para transpor esses entraves destaca-se a existência de infraestrutura e pesquisadores nas instituições de ensino e pesquisa na região.
     Portanto, Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal apresenta papel fundamental na adequação das tecnologias e resolução de problemas locais com fundamentação científica, auxiliando no desenvolvimento das atividades voltadas ao campo, além da capacitação de recursos humanos para atuação nas diferentes áreas de abrangência do Programa em Instituições de Ensino, Pesquisa, Extensão ou no Agronegócio.

Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus de Ciências Agrárias, Rodovia BR 407, km 119 – Lote 543 – Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, s/nº, “C1”, CEP 56300-990, Petrolina – PE. Fone: (87) 2101-4833. E-mail: producaovegetal@univasf.edu.br

Este site funciona melhor no Google Chrome ou Mozila Firefox